Equipe de Xadrez de Marilândia se torna referência regional da modalidade

Publicado em: 26/06/2019 16:54 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Rodrigo Carvalho

Equipe de Xadrez de Marilândia se torna referência regional da modalidade

Aluno Diogo Nunes, multicampeão, desafiando o mestre Ricardo César. 100% de aprendizado.

Trabalho coordenado pelo professor Ricardo César Miquelin ganhou destaque com resultados obtidos em competições estudantis. Projeto também se valoriza como suporte educacional para crianças e adolescentes.

Se existe um jogo onde a capacidade mental do jogador é desenvolvida ao máximo, este é o xadrez, que surgiu na Europa no século 15, mas ganhou o mundo ao longo da história. Em Marilândia do Sul, a equipe municipal tem se tornado uma das gerações esportivas mais vitoriosas de todos os tempos.

As conquistas mais recentes vieram durante a participação na fase regional dos jogos escolares do Paraná, realizada em Jandaia do Sul, onde o principal destaque de toda a competição acabou sendo Diogo Nunes Alecrim, que conquistou a medalha de ouro na disputa rápida e a prata na categoria relâmpago. Foram 11 vitórias em 12 partidas.

“Temos que destacar os feitos conquistados pelo Diogo, que além de ser o grande destaque das competições de Xadrez, também foi campeão no Basquete nesta edição dos jogos. Um verdadeiro multicampeão. ” Comentou o Secretário de Esportes Cleverson Ribeiro.

Não se sabe ao certo se a melhor definição para o xadrez seria a de esporte ou ciência, já que o tabuleiro é utilizado como elemento de jogo e também de desenvolvimento cognitivo de alta performance. Segundo o Professor responsável pelo projeto, Ricardo César Miquelin, o principal objetivo sempre foi a formação de cidadãos.

“As aulas visam a formação integral do aluno, desenvolvendo respeito e habilidades como o raciocínio logico/matemático. A dedicação nas aulas, se leva para a vida, já que a base para ser um bom enxadrista, é o estudo e a prática constante, elementos fundamentais do desenvolvimento humano para realizar qualquer tarefa.” Afirmou o Professor.

Atualmente a equipe municipal de Xadrez conta com 13 alunos, sendo 11 meninos e 2 meninas, que participam das aulas duas vezes por semana, sempre no auditório do Colégio Estadual Padre Ângelo Casagrande. A preparação dos atletas durante o ano é fundamental, talvez mais até que em outros esportes, sendo que durante as partidas, os jogadores não podem ser orientados pelos treinadores.