Combate ao suicídio é tema de ação do CAPS de Marilândia do Sul

Publicado em: 30/09/2019 15:18 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Rodrigo Carvalho / Gabrielly Campos

Combate ao suicídio é tema de ação do CAPS de Marilândia do Sul

Passeata em prevenção ao suicídio.

Combate ao suicídio é tema de ação do CAPS de Marilândia do Sul

Passeata pelas ruas da cidade aconteceu para chamar a atenção dos moradores e ampliar o debate sobre o tema. Organização Mundial da Saúde afirma que mortes por suicídio aumentaram no Brasil.

Estiveram presentes profissionais do Centro de Assistência Psicossocial, usuários do CAPS e seus familiares, além da participação da fanfarra municipal. Durante o mês passado foram desenvolvidas várias ações, com destaque para as dinâmicas sobre a valorização da vida.

O Suicídio é a principal causa de mortes entre os jovens de 15 a 24 anos segundo a OMS, baseado nesse dado, foram desenvolvidas ações com os estudantes do Colégio Estadual Padre Ângelo Casagrande. Trabalho que ganhou força em setembro, mês dedicado ao tema, com a campanha “Setembro Amarelo”. Sendo que o CAPS realiza o trabalho de prevenção o ano todo.

No Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios por ano, 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais. Na passeata foram entregues panfletos, e apresentados cartazes, que explicam sobre os sinais apresentados por pessoas em situação de risco, que passam por complicações psicológicas, podendo realizar o chamado ato extremo.

“O CAPS conta com uma equipe especializada para prestar todo apoio necessário à população. Foi uma conquista importante para facilitar a vida de quem possui algum transtorno psicológico, inclusive para trazer suporte necessário para garantir a saúde mental dos pacientes e evitar que cidadãos se tornem vítimas do suicídio. ” Comentou Thiago Ohara, Diretor do Caps.

O reconhecimento dos fatores de risco é fundamental e pode ajudar. Se você acha que está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade, procure a UBS mais próxima para começar o tratamento, que é gratuito e oferecido pela rede municipal de Saúde.