Alunos da rede municipal recebem treinamento para ação em caso de incêndios

Publicado em: 06/11/2019 15:19 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Rodrigo Carvalho / Gabrielly Campos

Alunos da rede municipal recebem treinamento para ação em caso de incêndios

Professores e alunos participam da simulação

A Secretaria de Educação de Marilândia do Sul lançou o curso para que professores e estudantes possam estar preparados para agir em situações de risco. Projeto conta apoio do corpo de bombeiros e de uma empresa especializada.

O primeiro treinamento de brigada de incêndio foi realizado na Escola Municipal Ângelo Muller Filho e contou com a presença de representantes de todas as escolas da rede municipal. A capacitação foi realizada com a união de teoria e prática, já que uma simulação, com exercícios práticos de ação em situações de incêndios também fez parte do curso.

A partir de 2020 as simulações serão feitas semestralmente, previstas em calendário escolar, para que todos saibam como agir em situações de risco. “O ideal é que esse aprendizado nunca precise ser utilizado, já que isso só vai acontecer em casos de incêndios, mas caso, ocorra, é importante que nossas crianças e os funcionários estejam preparados. ” Comentou o Prefeito Aquiles Takeda.

As escolas municipais de Marilândia do Sul contarão com mais de 80 brigadistas, que foram treinados para agir corretamente em caso de incêndios. O município está em uma área de risco, pois, o corpo de bombeiros mais próximo está localizado em Apucarana, por isso, é importante que todos os profissionais das escolas estejam devidamente treinados.

Todas as escolas devem seguir o procedimento padrão, que foi decidido pelos funcionários juntamente com os bombeiros, a evacuação das salas ocorrerá quando o alarme tocar três vezes seguidas. “Com esse procedimento padrão evitamos que alunos que foram transferidos de uma escola para outra fiquem perdidos durante um incidente” Explicou a bombeiro civil Magda Domingues.

“O treinamento que será feito semestralmente traz mais segurança a todos os alunos e funcionários, que saberão como agir em caso de emergência. É de muita importância preparar todos, afinal, não podemos esperar um acidente acontecer para nos preparar”. Comentou a Secretária de Educação, Ionice Pereira.