Saúde de Marilândia do Sul convoca a população para o Dia D de Vacinação

Publicado em: 11/04/2024 10:20 | Fonte/Agência: prefeitura municipal | Autor: Assessoria

Para reforçar a campanha de vacinação contra a gripe, a Prefeitura de Marilândia do Sul vai participar do Dia D de Vacinação e convoca a comunidade para que compareça às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) neste sábado, 13.

A vacinação contra a gripe para os grupos prioritários e covid-19 será ofertada na Unidade Central de Saúdes, nas Unidades Básicas de Saúde dos Distritos de São José, Nova Amoreira e Mutirão, das 8h às 17h.

Na Unidade Básica Central também será ofertada a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e outras vacinas para a atualização da caderneta, do esquema vacinal.

Atenção, para participar do dia D, é necessário levar o CPF, carteira de vacinação e cartão do SUS.

"É muito importante que os pais levem os filhos para vacinar contra a dengue, e é muito importe que todos os integrantes do grupo prioritário se vacina contra a gripe. É importante que a população atualize o esquema vacinal. O Dia D é para isso, para atender a comunidade que não consegue ir durante a semana se vacinar. Compareçam, busque a imunização", disse Maria Berçaline, secretária municipal de Saúde.

Grupos prioritários da vacina da gripe:

Estão elencados como grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de seis anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas com mais de 60 anos.

Também compõem grupos prioritários pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários.

Fazem parte, ainda, funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).