Saúde de Marilândia do Sul realiza Dia D de vacinação contra a Poliomielite neste sábado (8)

Publicado em: 06/06/2024 15:26 | Fonte/Agência: prefeitura municipal | Autor: Assessoria

No sábado, dia 8 de junho, acontecerá o dia D de vacinação contra a paralisia infantil em todas as Unidades de Saúde de Marilândia do Sul.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que iniciou-se em 27 de maio, segue até 14 de junho e tem o dia D para oportunizar os pais que têm dificuldade de levar seus filhos no horário de expediente normal.

Em Marilândia do Sul, além da Unidade Central de Saúde, a vacinação também vai ocorrer nas UBSs dos Distritos de São José, Nova Amoreira, e também no Mutirão.

São dois tipos da vacina disponíveis: a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), para crianças aos dois, quatro e seis meses de vida, e o reforço com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), para menores de cinco anos.

A Poliomielite (Pólio ou paralisia infantil, como também é conhecida) é uma doença contagiosa causada por um vírus chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos, podendo acarretar paralisia irreversível nos membros inferiores, em casos mais graves.

"Além da vacinação contra a Pólio, neste sábado também é uma oportunidade para atualizar seu esquema vacinal, temos a vacinação contra gripe, covid, entre outras. É muito importante a vacinação contra a Pólio, e a atualização do esquema vacinal", ressalta a secretária de saúde de Marilândia do Sul, Maria Berçaline.

O último registro da doença no Brasil foi em 1989, e graças à vacinação, não houve registros até então. A vacinação é importante para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no país, principalmente, após a notificação, em 2023, de um caso da doença em uma criança no Peru, país que faz fronteira com o Brasil.

#marilandiadosul