Marilândia do Sul promove encontro do Grupo de Trabalho Intersetorial da Rede de Proteção

Publicado em: 11/08/2023 09:39 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Gabrielly Campos

O encontro aconteceu nesta quinta-feira (10), no CREAS municipal e reuniu profissionais da educação, saúde e assistência social. O grupo tem como objetivo o planejamento de ações em conjunto para atender as demandas do município.

Através da constituição do Grupo de Trabalho Intersetorial da Rede de Proteção (GTI- RP), com profissionais de vários segmentos (saúde, educação, assistência social, órgãos de defesa de direitos, sociedade civil, entre outros), o município tem buscado interação com troca de saberes, estratégias planejamento e execução das ações coletivamente, de forma a atender às necessidades e às demandas locais.

“O fortalecimento do trabalho em Rede tem sido significativo na medida em que além de aumentar a capilaridade das ações entre os vários atores institucionais, transversamente favorece a matricialidade sociofamiliar, ou seja, à centralidade da atuação está na família” Maria dos Santos Berçalini Secretária Municipal de Saúde.

“O viés principal é que não ocorra o prejuízo das ações em desfavor do usuário e/ou família prejudicando a integralidade no atendimento e a proteção integral”, disse a Secretária de Educação e Cultura Ionice Pereira.

Nessa quinta-feira (10/08), no CREAS foi realizado a 3ª reunião do GTI-RP,  foi discutida a Pauta “Conhecendo as particularidades da Rede de Proteção: Proteção Social Básica CRAS versus Proteção Social Especial de Média Complexidade CREAS”.

“É importante, a princípio, que os próprios profissionais de diversos segmentos conheçam em sua singularidade, o que cada Instituição faz, almejando a efetiva proteção, prevenção e promoção de direitos” finaliza Secretária de Assistência Social Vanessa Ferreira.

A próxima reunião ocorrerá no próximo mês, e terá como pauta “Saúde, nuance da Atenção Primária versus Saúde Mental”.