Marilândia do Sul é destaque em doação de sangue

Publicado em: 25/11/2023 10:26 | Fonte/Agência: prefeitura municipal | Autor: Assessoria

Quando o assunto é doação de sangue, Marilândia do Sul é exemplo na captação de pessoas para doar. A técnica de enfermagem do município Graziela Adriana Ferri Franzin recebeu um certificado que comprova que a cidade é solidária.

"Salvou muitas vidas desempenhando um relevante trabalho na captação de doadores de sangue no município de Marilândia do Sul, contribuindo imensamente durante o ano de 2023 para que o Hemonúcleo de Apucarana atendesse aos serviços de transfusão de sangue vinculados à 16ª Regional de Saúde", consta no certificado assinado pela chefe do Hemonúcleo de Apucarana, Juliana Petchak e também assinado pela assistente social do Hemonúcleo Marta Galvão.

Duas vezes por mês, um grupo de Marilândia do Sul vai até o Hemonúcleo de Apucarana para realizar o procedimento de doação, em média, são 20 pessoas que doam sangue e salvam vidas.

"Faço questão de manter as doações duas vezes por mês, com total apoio do município que nos fornece transporte e lanche, vamos até Apucarana para doar sangue. Fico muito feliz em saber que Marilândia é um dos municípios que mais ajuda o Hemonúcleo e vamos seguir nesse trabalho de captar pessoas para as doações", disse Graziela.

No dia 17/11 e neste dia 24/11 moradores de Marilândia do Sul e dos distritos doaram sangue. "Fiz questão de trazer um grupo nesta sexta, dia 24, véspera do Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado hoje, dia 25/11. Agradeço aos voluntários que nos apoiam nessa causa tão importante", finaliza.

Quem tiver interesse em participar do grupo de doadores de Marilândia basta entrar em contato pelo telefone (43) 9 9860-4915.

Requisitos básicos para doação de sangue:

• Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto.
  • Pesar no mínimo 50 kg.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.