Jovens participam de cerimônia de juramento à Bandeira e Dispensa do Serviço Militar

Publicado em: 30/11/2023 16:24 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Assessoria

A Junta de Serviço Militar de Marilândia do Sul realizou a dispensa militar de 48 jovens que completaram 18 anos.

A cerimônia contou com a presença de representantes do Exército Brasileiro, entre eles, o Delegado do Serviço Militar e Chefe de Recrutamento e Mobilização 05/002  1° Tenente Agemir Augusto Pereira.

O prefeito Aquiles Takeda, o vice-prefeito Walmir Peres, a secretária de Serviço Militar Silvia Vilarinho e  familiares dos jovens também participaram da cerimônia.

Todos os jovens ao completarem  18 anos devem procurar a Junta Militar do seu município e realizar o alistamento e os dispensados precisam participar da cerimônia de juramento da bandeira.

O 1° Tenente Agemir Augusto Pereira,  durante a cerimônia lembrou-se da importância de honrar o país e defendê-lo, se houver necessidade, e também do respeito à Bandeira como símbolo nacional.

Neste ano, os jovens que foram dispensados participaram de uma ação de solidariedade. “Pedimos a eles a doação de um quilo de alimento não perecível, que será doado aos mais necessitados e também sugerimos a doação de sangue e alguns deles vão doar”, explica a secretária de Serviço Militar Silvia Vilarinho.

A cerimônia contou ainda com a presença de várias autoridades do município, como os vereadores, secretários, além da PM e Polícia Civil.

Após o Juramento foi servido um coquetel.  “Nossos jovens, nosso futuro, cumprindo com a nossa obrigação, também fiz isso no passado, e agora é a vez de vez. O serviço militar, em todas as suas áreas, é de grande importância. Se todos nós pudéssemos ter uma aula de militarismo teríamos mais amor a pátria, ao próximo, por isso as escolas estão voltando a ser cívico-militar, sou a favor, pois assim estaremos criando uma sociedade mais disciplinada, mais solidária ao próximo”, destaca o prefeito Aquiles Takeda.

Quem não realizar o alistamento, poderá ser impedido de tirar passaporte, assumir cargos no serviço público e matricular-se em faculdades e demais sanções previstas no Regulamento do Serviço Militar, como pagamento de multa e até detenção.