Aquiles Takeda participa do Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar)

Publicado em: 22/03/2024 10:36 | Fonte/Agência: prefeitura municipal | Autor: Assessoria

O presidente do Consórcio Paraná Saúde e prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda, participou nesta semana do Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar) – Fortalecendo a Gestão Pública para o Futuro -, em Curitiba.

O evento promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) reuniu prefeitos de todo o Paraná e de outros 15 estados e debate temas de interesse dos municípios, com a participação dos secretários de Estado e presidentes de órgãos estaduais em palestras sobre saúde, segurança pública, participação das mulheres na política e os desafios para o futuro das cidades.

O prefeito Aquiles Takeda, representando os gestores dos municípios e por ser presidente do Consórcio Paraná Saúde, apresentou os números referentes aos convênios com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e os investimentos na área farmacêutica.

"Tive a oportunidade de dividir o plenário principal com o secretário de Estado da Saúde Beto Preto. Neste governo tivemos um marco histórico, que aportou o dobro de recursos e pela primeira vez liberou mais volume de recursos para o atendimento farmacêutico do que o governo federal”, disse Aquiles durante o evento.

Aquiles ainda falou sobre convênios municipais, estratégias para 2024, processos licitatórios, em aumentar a parceria com os municípios e dos desafios do Consórcio Paraná Saúde. Para ver o vídeo com a fala completa do prefeito, clique aqui.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, apresentou um balanço das principais ações desenvolvidas pela gestão nos últimos anos. Desde 2019, a pasta já investiu mais de R$ 38 bilhões em ações destinadas à saúde, tendo como norte a descentralização dos serviços, aproximando o atendimento da população.